quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Relação tecnologias-educação

Com o advento da tecnologia em nossa vida se faz cada vez mais necessário a constante busca que o professor tem de estar com relação a esses avanços tecnológicos.
Sabemos que a Escola é muito mais tradicional do que inovadora e que ainda possui muitas barreiras a essas mudanças, mas também devemos saber que é praticamente impossível substituía um professor por uma aula praticamente digital, mesmo conhecendo o crescente avanço de cursos com aulas não presenciais.
É quase que impossível mantermos uma motivação nos alunos com aulas tradicionais, quase que com sua totalidade teórica, e para que possamos reverter essa situação, devemos usar dos meios que nos são oferecidos para atrairmos, assim, a atenção de nossos ouvintes.
Existem ferramentas que estão disponíveis a quase todos os nossos alunos e devemos sugar ao máximo delas para, então, termos um real interesse de nosso corpo discente. Instrumentos como computadores (ligados à internet), máquinas digitais, mp3, telefone celular, são ferramentas de presença constante nas escolas. Se pensarmos um pouco, constataremos que há algumas décadas era necessário irmos até a escola para aprendermos, hoje, no horário do intervalos nas escolas, os alunos acessam a internet nos próprios celulares para estarem em contato com o restante do mundo.
Mesmo com todo esse avanço, ainda temos muita resistência ao novo. É preciso termos, em primeiro lugar, uma reorganização do nosso emocional e organizacional para então mudarmos a educação de todos e assim instigarmos em nossos alunos a vontade da busca pelo conhecimento e colocarmos cada vez mais em prática a integração da teoria e da prática e a aproximação do pensar ao viver.
Devemos ser marcantes na vida de nossos alunos, atraindo-os pelo contato pessoal, transmitindo bondade e competência nos planos: pessoal, familiar, social, tanto dentro como fora da sala de aula. Sendo assim, em uma sociedade cada vez mais peculiar e virtual, nos tornaremos referências necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário